quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pele Oleosa

Atendendo a mais um pedido, dessa vez da minha amiga Leila, mais um post sobre limpeza de pele... mais especificamente sobre pele oleosa. Só quem tem, como eu e ela, sabe o trabalho que dá pra cuidar e o desanimo que dá ao olhar no espelho e parecer que passamos óleo (literalmente) no rosto. Além das espinhas... póros dilatados... Bom, espero que ajude:

PELE OLEOSA

Aprenda a remover o excesso de oleosidade
e cuide da hidratação

Maquiagem que não fixa, brilho exagerado, sensação pegajosa, poros dilatados e tendência a espinhas encabeçam a lista de reclamações de quem tem pele oleosa. Parece assustador, mas a boa notícia é que não faltam recursos para controlar a oleosidade e fazer as pazes com a própria pele.

A herança genética é a principal responsável pelo tipo de pele de cada mulher. Mas, no caso da pele oleosa, outros fatores podem influir: alterações hormonais, estresse e sol em demasia contribuem para aumentar a produção exagerada de gordura pelas glândulas sebáceas.
Embora não haja estudos científicos que comprovem, há quem acredite que os hábitos alimentares também afetem a oleosidade da pele. Muita gente diz que sente a pele mais oleosa -ou até mesmo experimenta o surgimento de espinhas- quando consome chocolate, amendoim, amanteigados e outros alimentos gordurosos. 'A pele de muitos pacientes sofre com alimentos gordurosos e condimentados. Como essa é uma característica individual, o ideal é que cada um preste atenção na reação do seu organismo e evite os alimentos que possam estar interferindo na produção das glândulas sebáceas', diz o dermatologista e farmacêutico bioquímico José Carlos Greco.

Mulheres com pele oleosa têm pelo menos um motivo para comemorar: a overdose de óleo retarda o envelhecimento, pois a gordura se espalha de forma natural, formando uma película protetora. 'A oleosidade ajuda a proteger contra a desidratação e as agressões externas, como vento, poluição e a radiação solar, e acaba adiando um pouco o envelhecimento', afirma a dermatologista Luciane Scattone.


ZONA T


Segundo uma pesquisa da Johnson & Johnson, 73% das brasileiras apresentam pele mista -ou seja, mais oleosa na região da zona T (testa, nariz e queixo) e de normal a seca nas laterais do rosto. 'Não existe um grande degrau entre os diferentes níveis de oleosidade do rosto. Como as diferenças são sutis, o ideal é uniformizar o tratamento, pensando numa pele oleosa suave. Quer dizer, o mesmo cosmético usado para a área oleosa pode ser passado em todo o rosto. O mais importante, nesse caso, é dar ênfase à região com excesso de oleosidade. Podem ser utilizados produtos comerciais específicos para peles oleosas suaves ou mistas. Mas, caso a pessoa perceba que a pele não está equilibrada, é melhor procurar um dermatologista', explica a dermatologista Verônica Tariki.


Limpeza sem exagero

Embora a pele oleosa seja mais protegida contra a ação do tempo, está mais vulnerável a outros tipos de problemas - por isso, requer cuidados. 'A gordura excessiva facilita a obstrução dos poros, formando cravos. E a ação de bactérias pode provocar infecções, ocasionando acne em diversos níveis. Portanto, limpeza é fundamental, mas sem exageros', afirma a dermatologista Adriana Leite.

Um dos maiores erros de quem tem pele oleosa é retirar o excesso de óleo de maneira obsessiva, exagerando na limpeza. 'Em vez de combater e tratar, a pessoa danifica a proteção natural. A princípio, tem uma sensação de frescor, e até de ressecamento. Mas, pouco depois, a pele fica ainda mais oleosa', afirma Luciane Scattone. É chamado o efeito rebote: quando a pele fica seca demais, substâncias chamadas de mediadores químicos informam as glândulas sebáceas que é preciso produzir mais óleo para compensar a falta. Isso também pode ocorrer quando são usados produtos com álcool na fórmula. 'O álcool é um solvente extremamente potente para dissolver a gordura. Em pouquíssimo tempo, a glândula sebácea é estimulada a trabalhar mais', complementa Greco.

O dermatologista recomenda a lavagem da pele no máximo duas vezes por dia, com leites de limpeza ou sabonetes específicos -podem ser à base de enxofre ou menos agressivos, como os de glicerina. Essas substâncias limpam sem alterar o pH e a camada de proteção natural. Ao lavar o rosto, a temperatura da água deve ser a mais fria possível, já que a água quente retira a gordura que naturalmente protege a pele. Tonificar ajuda a fechar os poros, pelo menos temporariamente. Os produtos adstringentes, de preferência sem álcool, complementam a limpeza, acalmam e dão uma sensação de frescor.

Hidratar e usar produtos antiidade são tarefas fundamentais para manter qualquer pele saudável. Nas oleosas, as rugas demoram mais a aparecer, mas isso não deixa a pele livre do risco de desidratação ou dos efeitos do tempo. Deve-se optar sempre por cosméticos com texturas em gel, fluido, loção ou sérum, que não contenham óleo. Uma ou duas vezes por semana, para retirar as células mortas, deve-se fazer uma esfoliação suave.

Também é preciso tomar alguns cuidados com a maquiagem. O uso de pó facial ou compacto deve ser evitado, porque esse tipo de produto absorve a água e resseca a pele. O correto é usar os chamados produtos matificantes, antes de maquiar ou na hora do retoque. Encontrados em forma de gel, lenços e sticks, eles podem ser usados durante todo o dia, sem danificar a maquiagem. Com princípios ativos de ação prolongada, absorvem o excesso de oleosidade e acabam com a sensação de pele engordurada. 'Esses ativos agem como uma esponja, absorvendo temporariamente o óleo, e não a água, dando um efeito opaco ao rosto', diz a dermatologista Verônica Tariki.


Todos os tratamentos

Os peelings são uma boa opção para quem é obrigado a conviver todo dia com uma pele pegajosa. 'Embora não atinja as glândulas sebáceas, esse tratamento desobstrui os poros, permitindo que a pele respire melhor', diz José Carlos Greco. Quando a oleosidade é muito excessiva, podem ser indicados tratamentos mais extremos, como peelings químicos profundos ou de cristal.

Outra alternativa é o uso do aparelho de radiofreqüência Therma Cool -que promove o aquecimento do co-lágeno, seguido por um resfriamento, tudo de forma muito rápida e pouco dolorida. 'O efeito térmico regula a secreção das glândulas, normalizando a produção de gordura. É indicado para regenerar a pele e também melhora a aparência do rosto atingido pela acne', explica a dermatologista Verônica Tariki. Segundo ela, o resultado pode aparecer logo depois da primeira sessão -mas, em alguns casos, as mudanças só surgem depois da segunda sessão, realizada seis meses depois. O grande inconveniente é o preço: entre 4 mil e 5 mil reais cada sessão.

O recém-lançado Teenager Skin Complex, importado pela Galena, é uma opção de tratamento para as peles mais jovens. O medicamento, uma mistura de extratos naturais com propriedades antiinflamatórias, adstringentes e anti-sépticas, pode ser prescrito pelo dermatologista em fórmulas manipuladas.

Existe ainda um tratamento considerado 'de choque' pelos especialistas: o uso de medicamentos como a isotretinoína, que regula o funcionamento das glândulas sebáceas. 'O remédio é indicado quando existe acne associada ao excesso de oleosidade. Mas, em dosagens mais baixas, também é possível receitar isotretinoína para combater somente a oleosidade excessiva', afirma Luciane Scattone. É fundamental que o paciente seja acompanhado de perto pelo médico, pois esse tipo de remédio pode provocar vários efeitos colaterais. Durante os seis meses de tratamento, a paciente precisa evitar a gravidez, fazer exames de sangue mensais e conviver com situações difíceis, como sangramento do nariz, ressecamento extremo dos lábios e dos olhos e o total afastamento do sol.


***Fonte da pesqu
isa: Revista Marie Claire

* Outra dica bem legal, que li hoje na revistinha da Riachulo, numa breve visita ao shopping de 4 h ou mais (rs...), é uma esfoliação caseira e baratinha (OBA! rs..). Ainda não testei, mas... Anota aí:
- Uma colher de sopa de mel
-Uma colher de chá de fubá
- Aplique na pele limpa com movimentos circulares e depois retire com bastante água

Essa receitinha também pode ser feita no corpo se quiser, e promete ajudar a retirar células mortas e "afinar" a pele oleosa.

*** EU USO E
RECOMENDO:
Linha da Níve
a Visage para limpeza e hidratação para pele oleosa.
O Trio de cuidados com a pele do rosto é formado por:
-NIVEA VISAGE Gel Suave de Limpeza com o Sistema de Limpeza Equilíbrio da Pele limpa profundamente as peles mistas e oleosas, sem deixá-las ressecadas, sua fórmula com Ativo Regulador do Brilho remove o excesso de oleosidade e previne o brilho.
-NIVEA VISAGE Tônico Adstringente limpa profundamente a pele com tendência é oleosidade, respeitando seu equilíbrio natural.
-NIVEA VISAGE Gel Creme Hidratante reequilibra as áreas mais oleosas da pele e proporciona hidratação nas partes secas, deixando-a fresca e sem brilho durante todo o dia.


Nenhum comentário:

ATENÇÃO!!!


*** SE VOCÊ TEM ALGUMA DÚVIDA...
QUER FAZER UMA PERGUNTA...
E PRECISA DE UMA RESPOSTA OBJETIVA E CLARA...

POR FAVOR ME MANDE UM E-MAIL: monicafelixbsb@yahoo.com.br

ASSIM SERÁ MAIS FÁCIL TE RESPONDER, OK?